A III Oficina com Instituições de Longa Permanência, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde nessa terça-feira (10) na Escola Fazendária, destacou a importância do uso do Cartão de Saúde do Idoso para gestores e profissionais que trabalham na atenção a saúde de idosos lotados em asilos.

 

A programação incluiu palestras sobre o direito à saúde da pessoa idosa segundo o plano de ações baseado na fundamentação legal e a segurança sanitária nas instituições de longa permanência, como os asilos.

 

Durante a apresentação do plano, a coordenadora estadual de atenção a saúde do adulto e idoso, Vanessa Nunes, citou a importância do uso da cardeneta para o acompanhamento do bem-estar dessa população que chega à terceira idade. “É dever do Estado e das instituições de longa permanência garantir a saúde e o acolhimento ao idoso. Mas isso só é possível com um acompanhamento correto e centrado, por isso é de suma importância o uso da caderneta”, declara.

 

Na caderneta, segundo ela, devem ser registradas informações sobre as condições de saúde que vão auxiliar sobre quais as ações necessárias para um envelhecimento ativo e saudável. “Esse acompanhamento é feito por profissionais e agentes de saúde, cujo diagnóstico contribui para que sejam feitas avaliações e tomadas as providencias”, diz.

 

Na oficina estavam representas de todas as instituições de longa permanecia da capital e do interior. Além das palestras, foi realizada uma mesa redonda para discussão sobre a atenção básica, saúde mental e organização de serviços de saúde à pessoa idosa. A abertura contou com a apresentação do coral do SESC, formada por vinte idosas acima de 60 anos. A oficina segue até a manhã da quarta-feira (11) na Escola Fazendária.