O primeiro boletim da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, divulgado na manhã dessa terça-feira (10) mostra que o Piauí possui dois óbitos por dengue. O primeiro, o de uma menina de Ilha Grande, contaminada durante uma viagem ao Maranhão, ocorreu por Febre Hemorrágica do Dengue. O outro falecimento foi em função da Dengue com Complicação e vitimou um morador de Piracuruca. O estado tem, hoje, 5.295 notificações da doença.

 

Segundo Amélia Costa, coordenadora da divisão de Epidemiologia do Estado, o óbito do morador de Piracuruca foi confirmado à Sesapi pelas autoridades de Saúde do município. “Eles seguiram todo o protocolo do Ministério da Saúde e encerraram o caso com este diagnóstico”, disse, acrescentando que as autoridades competentes foram informadas sobre a ocorrência.

 

De acordo com o boletim de hoje, com 1.750 casos Teresina é a cidade mais afetada, mas a dengue se espalha pelo Sul do Estado, em municípios como Corrente e Bom Jesus, que têm 106 e 169 casos, respectivamente.

 

Em relação ao mesmo período de 2010, o aumento é de 39,9% nos casos. O número mostra um recuo em relação à última semana epidemiológica, que apontava 46% nas notificações em comparação ao ano passado.

 

Inácio Silva, da coordenação de Vigilância Ambiental, informa que as equipes da Sesapi estão percorrendo todo o Piauí para dar assistência aos municípios com mais notificações.

 

Essa semana, por exemplo, técnicos devem reforçar as ações em cidades do Sul, que não integravam a lista dos municípios prioritários para o combate da doença e agora surpreendem com um número elevado de notificações. “Mas continuamos mantendo nossa presença na região Norte, que concentra o maior número de casos da dengue”.

 

VEJA OS NÚMEROS DA DENGUE NO PIAUÍ

 

 

Avelino Lopes (67 casos)

Bom Jesus (169 casos)

Capitão de Campos (37 casos)

Cocal (55 casos)

Corrente (106 casos)

Esperantina (92 casos)

Floriano (69 casos)

Lagoa de São Francisco (40 casos)

Luís Correia (123 casos)

Matias Olímpio (173 casos)

Miguel Alves (36 casos)

Monsenhor Hipólito (47 casos)

Parnaíba (311 casos)

Paulistana (140 casos)

Pedro II (119 casos)

Picos (82 casos)

Piracuruca (156 casos)

Piripiri (762 casos)

São Raimundo Nonato (42 casos)

Teresina (1.750 casos)

Valença (33 casos)