Durante visita administrativa à Maternidade Dona Evangelina Rosa, na manhã de hoje (10) a secretária de Saúde, Lilian Martins, solicitou à direção do órgão um estudo para implantação do Vale Taxi, um auxílio para transportar as mães que deixam a maternidade desacompanhadas após a realização do parto. A medida deve beneficiar gestantes carentes.

Segundo a secretária, muitas gestantes vão desacompanhadas para a maternidade e às vezes saem de lá sem nenhum amparo de um companheiro ou da família. “É um momento de fragilidade para aquela mãe que sai com um bebê nas mãos e busca a parada de ônibus. Sempre fui sensível a esse tipo de situação e se pudermos, vamos dar esse apoio”, sinaliza.

Como a maternidade não possui nenhuma quantificação do público-alvo para esse tipo de ação e o impacto do mesmo nas contas públicas, a gestora solicitou ao Serviço Social do local um estudo para delimitar a abrangência do projeto.

Para Lilian Martins a medida segue em consonância com o Governo Federal que prevê, através da Rede Cegonha, ambulâncias do Samu voltadas ao atendimento de gestantes. “Este pode ser também mais um importante passo dentro das ações de humanização no atendimento prestado na Evangelina Rosa”, salientou a gestora.

Durante a visita, a secretária percorreu todos os setores da maternidade, desde a cozinha, à administração, passando pelo UTI neonatal, UTI materna, enfermarias, espaço de acolhimento e salas de exames, entre outros. Ela foi acompanhada pelo diretor da Evangelina Rosa, Francisco Martins, e outros funcionários do local.

REDE CEGONHA – Após a visita, a deputada fez a abertura do encontro sobre a linha de cuidado à mulher e ao recém-nascido. Lilian Martins falou sobre as novas diretrizes do Governo Federal para o setor, como a valorização da assistência básica em Saúde. O evento, realizado numa parceria entre FMS e Sesapi, seguiu com palestra da médica Amariles Borba, sobre a implantação da Rede Cegonha.