O índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é uma preocupação constante da diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves. Para ajudar na redução dos casos da doença no Piauí, a ordem é reunir os fiscais das vigilâncias municipais (sanitária, ambiental e epidemiológica) em cada visita realizada pela a equipe da Divisa no interior.
 
Esta é uma medida complementar as ações executadas pelos agentes de controle de endemias no combate à dengue. A idéia é orientar aqueles funcionários sobre os possíveis focos da doença. Para isso, eles percorrem pontos estratégicos – hospitais, escolas, rodoviárias, cemitérios, mercados públicos, terrenos baldios, lixões, entre outros locais que podem apresentar riscos de criadouros do mosquito. O sistema de abastecimento d’água de cada município também é avaliado.
 
“A nossa orientação é que sempre em viagens de inspeções ou em qualquer outra atividade que for desenvolvida pela a Divisa nos municípios, estaremos também dando orientações de prevenções sobre a dengue em cada local visitado”, ressaltou Tatiana Chaves.
 
Somente neste ano, esse trabalho já foi executado em 29 cidades. Foram elas: Barras, Cabeceiras, Uruçuí, Jerumenha, Bocaina, Várzea Grande, Jaicós, Pio IX, Vila Nova, Amarante, Isaias Coelho, Simplício Mendes, Matias Olímpio, Esperantina, Capitão de Campos, Piripiri, Piracuruca, Água Branca, São Pedro, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Corrente, Luis correia, Campo Maior, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias, Canto do Buriti e Teresina.
 
Na capital, a Divisa realizou no mês de fevereiro, um trabalho preventivo no bairro Primavera, percorrendo de casa em casa e repassando orientações e distribuições de folhetos educativos sobre a dengue. A atividade foi desenvolvida em parceria com a FUNASA, a gerência de vigilância sanitária do município, associação dos moradores do bairro primavera e a SDU Norte, que disponibilizou carros para recolher os lixos retirados das residências.
 
O Piauí já notificou mais de 5 mil casos de dengue este ano. Teresina lidera a lista dos casos, com 1.750 notificações.
 
Por Cyntia Veras