Foi confirmada hoje (13) a morte de mais um paciente vítima da dengue no Piauí. G.R.A. tinha 41 anos de idade e morava à Rua Guaporé, no bairro Piauí, em Parnaíba. Ele faleceu dia 07 de março no Hospital Dirceu Arcoverde, após ser transferido do Pronto Socorro municipal, onde deu entrada no dia 06. Após investigação e cumprimento de protocolo do Ministério da Saúde, o caso foi encerrado nessa sexta-feira como óbito por Dengue com Complicação.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí, Amélia Costa, o paciente adoeceu dia 1º de março e a notificação no sistema ocorreu dia 6 do mesmo mês, quando o mesmo buscou atendimento médico, sendo que o óbito aconteceu no dia seguinte. “A equipe médica que o atendeu relatou que o paciente apresentava manchas vermelhas pelo corpo, disfunção respiratória e quadro hemorrágico, entre outras complicações decorrentes da dengue”, explica.

Amélia conta que o paciente foi diagnosticado por um médico infectologista e outro clínico geral e todas as medidas cabíveis foram adotadas, mas o mesmo já apresentava um quadro crítico. Ela diz que a família de G.R.A. comunicou que o paciente demorou cinco dias para buscar ajuda médica, pois achava tratar-se de uma virose.

“Trabalhamos junto a equipe técnica do município de Parnaíba e o caso foi encerrado por critério clínico-epidemiológico. O fato já consta no Sistema de Informações e Agravo de Notificação (SINAN)”, detalha Amélia ao reiterar que a Sesapi continuará reforçando as ações de combate à dengue junto aos municípios com maior registro de casos.

No boletim da dengue divulgado hoje pela Secretaria, o Piauí aparece com 5.856 notificações, um aumento de 54.8% em relação ao mesmo período do ano passado.