Ainda no primeiro semestre, mais de 100 municípios de todo o Piauí terão cobertura completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O anúncio foi feito pela coordenadora Estadual do Samu, Christianne Rocha Leal.

Em maio, mais uma Base do Serviço foi inaugurada, a de Guadalupe. De acordo com a coordenadora, já existem vistorias para serem realizadas nas cidades de São Francisco do Piauí, Regeneração e Itaueiras.

Christianne Rocha Leal explica que serviço vem trazendo benefícios para o Estado. Ela afirma que algumas falhas ainda terão que ser corrigidas, mas garante que tudo está funcionando dentro da normalidade.

“Com a implantação da nossa Central, as ocorrências têm sido atendidas com mais qualidade. Tudo a nivel de Estado já fizemos, temos profissionais capacitados, uma Central de Regulação que cobre os principais municípios e brevemente queremos está monitorando todo o Estado”, disse.

Segundo a coordenadora estadual do Samu, um dos problemas que já está sendo solucionado é o direcionamento das chamadas de telefonia móvel da cidade de Floriano. Christiane explica que ao invés das ligações serem direcionadas para a Central de Regulação, estão indo direto para a base daquela cidade. “Já passamos a situação para a operadora responsável e ela nos garantiu que solucionará o mais breve possível, fora isso, tudo funciona com previsto”, relata.

Para a manutenção da nova estrutura, Christianne afirma que novos investimentos estão sendo feitos tanto na área de estrutura quando na área humana.

Ela destaca que em apenas um mês, o Nucleo de Ação Permanente do Samu já realizou inúmeros seminários e um curso para capacitação de profissionais do Serviço. “Já entregamos ambulâncias de Suporte Basico e Suporte Avançado e constantemente estamos oferecendo cursos para nossos profissionais, tudo visando melhorar o nosso atendimento”, frisou.

Um dos serviços que vem dando mais agilidade aos resultados de pacientes com ocorrências ligadas a problemas cardiológicos é o uso do Tele-eletro nas ambulâncias. O sistema está seno utilizado desde 2010 e serve para os médicos darem um resultado via internet, já que os aparelhos são interligados. “Este aparelho ajuda num relatório mais preciso, caso o paciente tenha tido um infarto, em poucos minutos, o médico manda a situação do paciente e em seguida aguarda o resultado através de diagnósticos vindos de São Paulo”, explica.

O sistema de plantão utilizado pelos profissionais é outro serviço que vem dando um reforço a mais nas ocorrências do Samu. A coordenadora estadual espera que os municipios cumpram com sua parte no acordo desta integração do Serviço. “Queremos que os gestores possam dar a atenção necessária aos nossos profissionais, pois so assim iremos levar o Serviço para o maior número possível de municípios e se cada um fizer sua parte, brevemente estaremos dando qualidade e quantidade nas nossas ocorrências”, finaliza.

Por Adriano Magno