Ao longo dos anos o Brasil vem apresentando decréscimo no número de pacientes com tuberculose, o Piauí segue essa tendência tornando-se o estado do Nordeste com o maior índice de redução.

 

Em 2010, o Estado registrou 893 casos, 123 a menos que no ano anterior, cujo registro ficou em 1016 casos da doença em todas as formas diagnosticadas. De acordo com a coordenadora estadual de combate à Tuberculose, Ivone Venâncio, os últimos dados ficam sujeitos a alteração, por causa das subnotificações, mas há de se perceber a redução ao longo dos anos. “Os municípios fazem a notificação no Sistema até março do ano seguinte. Por isso, os dados de 2011 ainda estão inconstantes. Mas constatamos que de 2007 para cá, os números foram decrescendo” afirma.  

 

Até o ano passado, foram registrados 73,98% de cura em todo o Estado. Os municípios que mais apresentaram essa redução foram Teresina, Altos, Campo Maior, Cocal e Floriano. No geral, amédia estadual fica em 27,9 a cada 100 habitantes, ainda considerada alta pela Organização Mundial de Saúde.

 

Para conter a transmissão e continuar a redução da doença no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde colocou como meta a expansão da cobertura do Tratamento Direcionado Diferenciado –TOD- em todo o estado. Um tipo de diagnóstico direcionado aos sintomas da Tuberculose. “A tuberculose é uma doença permanente e constantemente surgem novos casos ou reincidências, por isso é necessário uma atenção maior e diferenciada” explica Ivone.

 

Além da expansão dos TDOs, estão incluídas nas metas a organização das redes assistenciais nas penitenciárias e implantação do Núcleo de Qualificação e Referência do Estado. O objetivo é que o número de curas aumente em pelo menos 85%.

 

O Brasil e o Peru representam a metade dos casos de Tuberculose no mundo, doença que já atingiu direta ou indiretamente, 1/3 da população mundial. Reforçar a política de atenção à saúde e oferecer melhor qualidade de vida a população e consequentemente erradicar a doença é o grande desafio para o país e a Sesapi fortalece seu papel na atenção a saúde dos piauienses.