O Brasil comemora neste 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em vários estados é realizada uma vasta programação para lembrar a data. No Piauí, os trabalhos começaram ainda em março.

Durante toda manhã, integrantes do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizou panfletagens no centro de Teresina. Aconteceu ainda, na Praça da Liberdade, Ato Público Pelo Dia de Luta Contra à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
 
Segundo a Coordenação de ações de Saúde da Criança e Adolescente, da Secretaria Estadual de Saúde, as ações acontecem durante todo o ano. "Logo mais a tarde teremos uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o tema", afirma a coordenadora Rosa Laura.
 
A programação alusiva ao 18 de maio segue amanhã com o seminário “Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente", no Auditório do Centro de Formação Odilon Nunes e o Encontro Temático com Adolescentes e Jovens de LA e PSC CREAS.
 
No dia 21/05 acontece Mobilização Comunitária do CRAS Norte II
Dia 23 será realizado Seminário pelos Direitos da Infância, no dia 31 acontece encontro de Fortalecimento da Rede.
 
Para denunciar casos de violência basta ligar 3216-2676 ou para a delegacia mais próxima.
 
O dia de mobilização foi aprovado em 2000 com a aprovação da Lei Federal 9.970. A data foi escolhida para lembrar a morte de uma garota em 1973 no Espirito Santo Vitória. Ela foi sequestrada, espancada, estuprada e morta. Os agressores nunca foram punidos.