A partir desta quinta-feira (19) profissionais dos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro participam em Teresina, no Rio Poty Hotel, da XIX Jornada Piauiense de ginecologia e obstetrícia. O evento apresenta como novidade neste ano a realização de uma Gincana de casos clínicos e entrega de premiação ao melhor tema livre de obstetrícia e ginecologia.

Logo na abertura do evento, na noite da ultima quarta-feira (18), conferencistas  e profissionais da área receberam a presença da secretária estadual de Saúde ,Lilian Martins, que destacou em seu discurso a importância da Associação Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia (SOPIGO) para as mulheres do Estado. “Há quase 40 anos a SOPIGO vem trabalhando para qualificar seus profissionais e desta forma conseguir fazer com que as mulheres do Piauí possam realizar da melhor forma possível o maior sonho de toda mulher: o de ser mãe”, disse.

Alem de ressaltar a importância da Jornada para os profissionais, Lilian Martins afirmou que o governo Federal está determinando que as secretarias estaduais se empenhem ao máximo para oferecer uma melhor saúde as mulheres brasileiras e a nível estadual o governador Wilson Martins já tem os primeiros projetos que atendam as necessidades da população piauiense.

“Este encontro é uma excelente oportunidade de aprendizado. A platéia está cheia de ótimos profissionais, isso mostra o empenho de todos. Quero dizer que o governador e nossa secretaria também está empenhada a dar uma saúde mais qualificada as mulheres, para isso já licitamos uma das maiores obras que o Estado irá ganhar: o Centro Materno Infantil, este é um sonho que está sendo cobrado por mim diuturnamente ao Ministro da Saúde e sei que em breve estaremos dando inicio as obras que custarão cerca de R$ 140 milhões”, frisou.

O presidente da SOPIGO, Roosevelt Vasconcelos, agradeceu as palavras da secretaria Lilian Martins e em seguida deu boas vindas aos participantes. Para ele, o objetivo maior do evento será o de atualizar e capacitar os profissionais do Estado. “As comissões científicas elaboraram uma programação de altíssimo padrão, debateremos dentre outros assuntos, as diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo uterino, Assistencia ao Parto Vaginal, alem de outros temas relevantes”, pontuou.

O evento acontece até o dia 20 de maio e tem o apoio da Secretaria estadual de Saúde, da prefeitura municipal de Teresina, da Universidade Federal do Piauí, além de empresas e hospitais privados da capital.

Por Adriano Magno