A política de atenção à saúde do Piauí conta com 20 serviços de ouvidorias diretos, um importante canal de controle social e gestão participativa que viabiliza um diagnóstico, sugestão, e esclarece dúvidas geradas pela população. O serviço é um canal prático e de fácil acesso aos usuários dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS.

 

Instalados nos principais hospitais da capital e do interior do Estado, os serviços funcionam através de um número 0800 que direciona o cidadão para onde ele quer ser atendido.  “Existe uma central funcionando na Secretaria de Saúde, o programa faz todo o processo de recondução para onde o usuário deseja ser conduzido. O serviço é prático e rápido, e pode ser feito por qualquer cidadão sem nenhuma dificuldade”, explica a diretora de planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Eulálio.

 

Através dos serviços de ouvidoria é possível consultar preço de medicamentos em farmácias conveniadas, receber informações sobre campanhas educativas, além de orientações sobre saúde e encaminhamento para os serviços. “É importante ressaltar que ouvidoria não é necessariamente um serviço de reclamação. Pelo contrário, as maiorias das ligações que recebemos são de busca por informações e diagnósticos para cuidados com a saúde”, afirma Ana Eulálio, reiterando que o serviço também funciona como um disk Saúde. “O Ministério da Saúde recomendou um Disk Saúde nos Estados, aqui no Piauí utilizamos o serviço de ouvidoria também para essa prática” finaliza.

 

O cidadão pode solicitar a ouvidora de saúde do Estado através do número 0800 282 2882 onde pode solicitar atendimento também para os hospitais contemplados: Hospital Getulio Vargas, Hospital Areolino de Abreu, Hospital Infantil, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Getúlio Vargas, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hemopi, Lacen, Vigilância Sanitária, os hospitais regionais de Picos, Parnaíba, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato.