A cidade de São Francisco do Piauí já começa a sentir os benefícios da Base de atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi inaugurada no último sábado, (14), com a presença dos profissionais do Serviço, do prefeito da cidade e da população em geral.

Desde a semana passada, o município é mais um que agora estará sendo monitorado pela Central de regulação do 192 do SAMU. A Base de atendimento está sediada no HPP Municipal, localizado na Avenida José Rodrigues, no Centro da cidade.

O prefeito Dr. Francisco, o Secretário de Saúde Valério Borges e o Diretor do HPP, Paulo Afonso, falaram a população da importância que é a cidade de São Francisco do Piauí sediar a Base reguladora.

O discurso emocionado dos mesmos serviu ainda para apresentar os plantonistas do SAMU que estarão em revezamento durante 24 horas no município para atender em caso de ocorrências na Sede e Região.
De acordo com o coordenador de urgência e emergência da Secretaria estadual de Saúde-Sesapi, Telmo Mesquita, as duas novas unidades de suporte básico que complementarão a Base, trará uma melhor cobertura aos pacientes da cidade e de toda a região. “Esta base foi uma luta nossa que veio desde o ano passado e agora finalmente conseguimos entregar um Serviço completo para atender, além de São Francisco, as cidades de São Miguel do fidalgo, Nazaré-PI, São José dos Peixes e demais povoados da região”, pontuou o coordenador.

A Base de Saúde do Samu é equipada com duas unidades de suporte básico, 15 profissionais que estarão agindo em esquema de plantão, além da Base equipada para hospedar enfermeiros, motoristas e médicos.

De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Christisnne Leal, as vistorias pelos outros municípios continuam e brevemente estarão vivendo a mesma alegria de São Francisco do Piauí. “Estivemos ontem em Miguel Alves, e a cada semana queremos está oferecendo as condições necessárias para que o restante dos municípios possam o mais rápido possível está integrado a nossa Central, assim teremos um Samu forte e eficiente”, destacou.

Por Adriano Magno