Por determinação da presidente Dilma Rousseff, mamógrafos de todo o país passarão por auditoria do Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde. No Piauí, oito municípios receberão os auditores, são eles: Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, Teresina, Valença.

 

O objetivo da inspeção é saber das condições desses aparelhos para intensificar o investimento em prevenção ao câncer de mama e colo do útero. De acordo com a coordenadora estadual de saúde da mulher, Alzenir Moura Fé, essa é uma das prioridades na gestão a da presidente Dilma. “A presidente tem mostrado um grande empenho na atenção à saúde, principalmente em relação à saúde da mulher, fortalecendo todos os programas e ampliando o acesso a exames e prevenção”, declara.

 

De acordo com a coordenadora, o Estado possui 32 mamógrafos, dos quais apenas oito pertencem à rede publica. “Temos muitos aparelhos principalmente em Teresina, mas a maioria pertence à rede privada. Os oitos que serão auditados pelo SUS são todos da rede pública e estão em boas condições de uso,” explica. Ainda de acordo com Alzenir, a auditoria será bem vinda, pois permitirá mais investimento para funcionalidade dos aparelhos. “Um aparelho pode fazer em média 40 mamografias diárias, se o Ministério perceber que há necessidade de mais investimentos para atender a população do Piauí, já estaremos preparados para recebê-los”, acrescenta.

 

A ação do Ministério da Saúde vai mapear a situação dos aparelhos de mamografia em 823 municípios do país, começando pelas capitais.  No total, serão 700 auditores coletando os dados necessários para melhorar o funcionamentos e a distribuição dos mamógrafos, garantido o acesso aos exames e rastreamento do câncer de mama.  A previsão é que até o dia 17 de junho o relatório das auditórias esteja concluído e as ações do Programa Nacional de Controle ao Câncer de Mama sejam direcionadas.