O governador Wilson Martins esteve visitando, na manhã desta sexta-feira (20), as instalações da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Chagas Rodrigues, no município de Piripiri, a 157 km da capital. A UTI, que possui sete leitos, sendo um de isolamento, deve entrar em funcionamento em breve, logo após a seleção e treinamento de pessoal qualificado.

Acompanhado do secretário de Educação, Átila Lira, do ex-secretário de Saúde, Assis Carvalho, e do assessor técnico da Secretaria de Saúde, médico Agenor Lira, além de autoridades locais, o governador percorreu o hospital cumprimentando pacientes e médicos, e destacou como positiva a avaliação do centro de saúde.

“Vim conhecer o hospital e tenho uma grande alegria em encontrar um centro funcionando nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem cuidado, com a capacidade total ocupada e prestando uma boa assistência ao povo não só de Piripiri, mas de toda a região. O próximo passo agora é efetuar a contratação de pessoal, pois, como todos nós sabemos, uma UTI necessita de uma equipe múltipla e qualificada. Gostaria de informar também que a reforma não para por aqui, vamos liberar agora recursos através da Caixa Econômica para a construção da emergência e do centro cirúrgico”, afirmou Wilson Martins.

Durante a visita, o governador destacou também os investimentos em infraestrutura e habitação que estão sendo feitos na região de Piripiri, como a construção do residencial Petecas I e III e da utilização das rodovias 343, 407 e 222 que passam por Piripiri como corredor de desenvolvimento de transportes e riqueza, transformando a cidade em um dos maiores entroncamentos do Estado.

De acordo com Agenor Lira, a questão dos hospitais é uma das metas principais da Secretaria de Saúde. “A saúde do Piauí não é muito diferente da saúde do restante do Nordeste, e estamos trabalhando a partir de metas para mudar essa situação. Um dos nossos objetivos dentro desse plano é dar resolutividade aos hospitais regionais, bem como aos macro hospitais, e o que se vê hoje aqui no Chagas Rodrigues é o resultado desses esforços. Já temos a liberação do governador para a seleção de pessoal, que deve ocorrer no próximo mês e, em breve, a UTI estará funcionando com força total”, afirmou o assessor.

Para Antônio Medeiros, morador da cidade, a nova obra vem sanar uma carência há muito existente na região. “Essa UTI é de extrema importância porque até agora, se algo mais grave acontecia, tínhamos que nos deslocar para Teresina, pois não havia como tratar aqui na região. Com essa unidade a realidade não só de Piripiri, como das cidades vizinhas, vai mudar”.