Uma  equipe de combate à dengue da Secretaria estadual de Saúde (Sesapi) estará trabalhando no centro e em outros bairros da cidade de Esperantina na semana que vem. Os agentes e técnicos da Coordenação de Vigilância ambiental estarão fazendo visita casa a casa para eliminar eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientar os moradores sobre atitudes preventivas.

Após inúmeras notificações da doença, a prefeitura municipal decidiu pedir o apoio da Sesapi para o combate ao mosquito. Até o último dia 17 de maio, a cidade já estava com 111 notificações. O alto índice de possíveis casos fez com que a Sesapi colocasse imediatamente Esperantina como um município prioritário.

“É importante que as pessoas adotem cuidados básicos, como eliminar latas, pneus e outros recipientes que possam acumular água, cuidem com atenção dos vasos e das caixas d´água”, alerta Inácio Pereira, coordenador da Vigilância ambiental da Sesapi. “Outra agravante são as chuvas que se estenderão até o inicio de junho, com as águas os vasos continuam sendo os maiores vilões no combate à dengue, por isso se a cada vez que as equipes se deslocarem e a população não colaborar, será difícil combater o mosquito”, informa Inácio.

Além das vistorias nos domicílios de Esperantina, a equipe da Sesapi sairá para as áreas de maior incidência com carro de borrifação, limpeza de terrenos e divulgando informações. Inácio Pereira garante que os agentes farão um combate agressivo para diminuir os focos na cidade. “Estaremos fazendo um combate pesado durante um mês em Esperantina, será uma intensa jornada de atividades que envolva nossos profissionais e a população para assim amenizar os problemas nos hospitais e na cidade causado pelo mosquito”, ressalta.

Inacio Pereira adianta que além de Esperantina, os outros 223 municipios serão monitorados com mais intensidade no final deste mês, considerado mês crítico. Ele admite que as notificações aumentam a cada dia, mas nada que esteja fora da normalidade. “Estamos monitorando todo o Piauí, embora as notificações tenham aumentada nestas duas últimas semanas, nós e o Ministério da Saúde já tínhamos previsto que o balanço está dentro da normalidade, porém não vamos dar moleza, tudo que for preciso estaremos fazendo para prevenir a proliferação do mosquito”, destacou.

As cidades de Corrente, Bom Jesus e Paulistana também já receberam apoio da Sesapi este mês e agora já tentam voltar às normalidade aplicando os cuidados repassados pelos técnicos que estiveram nos locais.