A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia do Piauí (Hemopi) e a Universidade Estadual do Piauí (UFPI) realizará um grande seminário para discutir a situação da anemia falciforme no Estado.

De acordo com a Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, o seminário objetiva envolver todos os profissionais de saúde. “Vamos uniformizar as informações, a saber da situação do problema no estado, para daí implantar o serviço de atendimento”, explica.

Previsto para acontecer no segundo semestre de 2011, após o Seminário as regionais de saúde realizarão oficinas para fechar o protocolo de atendimento. Telma acrescenta que essas oficinas tratarão também sobre o fluxo de atendimento. “Depois de definirmos as formas de atenção ao caso no seminário, as oficinas vão servir para preparar e capacitar os profissionais para atendimento” reitera.

A implantação do Serviço de Atendimento a Pessoas Portadora de Anemia Falciforme será feita pela Secretaria Estadual de Saúde e ficará sob a supervisão da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde