“Todos usam o SUS” é o tema da VI Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no próximo semestre em Teresina, e reunirá os 224 municípios do Estado para discutir as políticas de atenção à Saúde relacionadas ao SUS.

Alguns desses municípios já estão reunindo-se para realizar conferências municipais, como aconteceu em Picos no mês de abril, e acontecerá em Teresina, em junho. De acordo com a Coordenadora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Eulálio, pelo menos a cada dois anos esses eventos acontecem como forma de preparação para as conferências estaduais e nacional, realizadas a cada quatro anos. “Os municípios são autônomos e podem realizar conferências quando sentirem necessidade. Não podendo ultrapassar, é claro, o prazo da Estadual, a cada quatro anos”, explica.

O evento estadual está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Saúde, cuja presidente é a Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins. A expectativa é de reunir pelo menos 1200 participantes. “Além dos representantes dos municípios, a Conferencia é aberta aos profissionais de saúde e à população em geral”, afirma Ana Eulálio.

O tema da discussão é “Vamos avaliar como está o andamento do SUS segundo seus princípios da integralidade, universalidade e equidade” e os  municípios têm até o dia 15 de julho para realizar suas conferencias. Os indicativos aprovados no Piauí serão levados para a Conferencia Nacional, que acontecerá de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.