Numa iniciativa conjunta da secretaria estadual de Saúde (Sesapi) e os municípios do Piauí, será promovido nos dias 15 e 16 de junho, o 1º Seminário Estadual sobre Estratégias e Implantação do PSE (Programa Saúde na Escola), Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Por envolver um grande número de participantes de todo o Estado, os ofícios de convite e convocação aos gestores municipais já começaram a ser enviados pela Sesapi desde o dia 18 de maio.

O encontro acontece durante todo o dia no Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marques- Centro de Teresina.

Na oportunidade, os gestores também participarão da Oficina de Implantação da Caderneta do Adolescente. O evento está sendo organizado pela Sesapi, através da Coordenação de DT- (Doenças Transmissíveis).

A coordenadora de DT, Karina Amorim, espera que os participantes do seminário aproveitem ao máximo o evento para facilitar o ensino na sala de aula.

"Além disso, o seminário vai reforçar a importância da didática da caderneta do Adolescente no dia-a-dia da comunidade estudantil e ainda haverá a assinatura de um termo de adesão para a implantação do programa no município, sendo assim, imprescindível a presença dos gestores municipais”, destaca a coordenadora.

De acordo com os organizadores, o treinamento também possibilita a construção de um conhecimento compartilhado na equipe pedagógica que favorece a inclusão desses conteúdos no projeto educativo.
Karina Amorim adianta que o Seminário será dividido em duas etapas, a primeira acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, a segunda ocorre nos dias 29 e 30 do mesmo mês. Na oportunidade os técnicos abordarão vários temas, dentre eles, DST/HIV/Aids, Sexualidade e Educação Sexual.

A coordenação de DT disponibiliza o telefone de contato para maiores informações: (86)3216-8081. E-mail: dstaids@saude.pi.gov.br

Saiba Mais
Implantado em todo o Brasil, pelo Ministério da Saúde, nas redes municipal e estadual de ensino, o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) representa um marco na integração saúde-educação e privilegia a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Por Adrianno Magno