A secretaria estadual de Saúde (Sesapi), por meio da coordenação de Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso, em parceria com a secretaria estadual de Justiça, está realizando na Penitenciaria Irmão Guido, serviços do projeto Ação em Cidadania.

Os atendimentos começaram na quinta-feira (26) e terminam nesta sexta-feira (27), beneficiando todos os 350 internos, que terão a visita e os serviços de vacinação, psicologia, odontologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Segundo a coordenadora da Sesapi, Vanessa Veloso Nunes, a ação tem como objetivo conhecer o perfil de saúde da população carcerária da unidade a fim de prevenir patologias específicas, assim como realizar o diagnóstico precoce de doenças visando seu tratamento.

“Estamos atendendo a cada um e repassando as informações necessárias para que eles possam ter uma melhora na qualidade de vida dentro de suas celas. O projeto ganha um respaldo a cada edição, porque percebemos que eles se sentem bem melhor após passarem por essas atividades”, afirma à coordenadora.

Os atendimentos são realizados por 13 alunos do curso Técnico de enfermagem do Premen-sul, sendo que Inicialmente os detentos passarão por uma triagem através do atendimento de enfermagem com distribuição de preservativos, cartazes e informações sobre DST.

Posteriormente os internos serão encaminhados para atendimento médico conforme a necessidade. Também será realizada uma sessão de atendimento psicológico.

Constantemente a Sesapi participa de ações nos presídios, buscando oferecer aos apenados serviços relacionados à saúde, Vanessa Veloso destaca que no mês passado a equipe de profissionais esteve realizando atendimento na Penitenciária Casa de Custódia, e novas atividades já estão previstas para o próximo mês.

“A Sesapi quer dar um pouco mais de dignidade a estes homens, que embora tenham cometido erros, tem direito a saúde. Sempre que os órgãos do Judiciário nos procuram estamos prontos para oferecer informação e atender este público que tanto precisa”, finalizou.

Por Adrianno Magno