Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Samu prepara profissionais para atuação no serviço de urgência
O curso de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel de Urgênciaé promovido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com uma empresa cearense, referência no Nordeste nesse tipo de treinamento.
Durante todo o final de semana, 100 profissionais de saúde passarão por aulas teóricas e práticas para atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. O curso de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel de Urgência é promovido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com uma empresa cearense, referência no Nordeste nesse tipo de treinamento.
Na abertura do curso, realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o diretor de Gestão Hospitalar da Sesapi, Telmo Mesquita, ressaltou a importância que o Samu tem para a saúde pública. “Esse serviço foi um dos melhores programas já criados. Muitas vidas já conseguimos salvar através do Samu e vamos continuar salvando com os aprimoramentos. Vocês são uns privilegiados pro ter essa oportunidade de salvar vidas” declara.
Um dos ministradores do curso, Kitti Rola, declarou que a organização do Samu no Piauí é exemplar. “O Piauí está muito avançado em termo pré-hospitalar. A Central de regulação instalou o Samu em todas as Regionais de Saúde, abrangendo todo o Estado, tornando o Piauí um dos poucos estados a cumprir corretamente o acordo feito com o Ministério da Saúde”, afirma.
As aulas práticas acontecerão no domingo, onde os participantes farão a simulação de atendimento em casos de acidentes. As equipes serão divididas de acordo com o grupo que compõe a ambulância e, juntamente com os docentes da Universidade Federal do Piauí, farão a prática com bonecos e modelos vivos.
O curso tem carga horária de 30 horas para técnicos e condutores e 60 horas para médicos e enfermeiros. De acordo com a coordenadora Estadual do Samu, Christhiane Leal, esse é só o começo das capacitações oferecidas pela Central. “Temos Samu em todas as regionais e os atendimentos precisam ser constantemente atualizados de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Por isso, nossa sede conta com espaço para cursos e palestras que terão a participação de todos esses profissionais”, acrescenta.
A central de Regulação do Samu no Piauí foi inaugurada no início do mês de abril e funciona em Teresina no bairro Itararé, zona sudeste da capital. A Central conta com uma equipe de 15 médicos, 9 telefonistas e 5 rádio operadores, atendendo 24 horas todo o Estado.