Tem início no próximo dia 13 de junho, mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite. A população alvo a ser imunizada é a mesma de todos os anos: crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A meta é vacinar pelo menos 95% das 254.147 crianças menores de 5 anos de idade do Piauí. "É importante que todos os municípios atinjam esta meta preconizada, tendo em vista que a homogeneidade é essencial para sucesso dessa campanha", afirma Doralice Lopes, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde.

Segundo ela, a criança deve ser levada ao posto, independente do esquema vacinal de rotina. "O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente", ressalta a coordenadora.

Além disso, segundo ela, aproximam-se eventos de interesse internacional que terão o Brasil como sede. "O fluxo de visitantes provenientes de países endêmicos ou daqueles que ainda apresentam casos será intenso, o que reforça a necessidade de proteção dos brasileiros contra a reintrodução do vírus e reaparecimento da doença no país", pontua.

As mobilizações com os municípios e regionais de saúde iniciaram essa semana e acontecerão até dia 10 de junho. "A vacina contra poliomielite para a campanha já está sendo distribuida para todas as regionais de saúde e até próxima semana o estado estará todo abastecido", diz Doralice.

O dia "D" da primeira etapa da campanha de pólio ocorrerá no dia 18 de junho.