O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. E para minimizar os riscos causados pelo fumo, equipes da Vigilância Sanitária Estadual visitaram ontem (31), os principais bares e restaurantes de Teresina para promover uma ação educativa em prol da segurança dos trabalhadores e também das pessoas que freqüentam aqueles locais e que acabam mesmo sem querer, tornando-se fumantes passivos.

A atividade marcou o Dia Mundial sem Tabaco e foi desenvolvida em parceria com a gerência de vigilância sanitária do município de Teresina, a coordenação estadual do adulto e idoso e a ANVISA portos e aeroportos.

Além da distribuição de materiais e das orientações repassadas para a população sobre os riscos causados pelo tabaco, algumas pessoas entre fumantes e não fumantes passaram por um teste realizado através de um aparelho chamado monoxímetro, que mede o nível de intoxicação de monóxido de carbono no pulmão de cada indivíduo. O aparelho é similar ao mesmo que realiza o teste do bafômetro.

O garçom Alexandre Rocha comemorou o resultado do exame. O seu nível de intoxicação foi de apenas 1 ppm. “É um benefício que eu escolhi trazer para a minha saúde. A gente que trabalha com público sempre diferenciado, uns fumam outros não, está sujeito aos riscos que o cigarro causa, mas pelo resultado do exame, acho que estou me saindo bem”, disse.

O resultado não foi o mesmo para o comerciante André de Sousa. O seu índice de intoxicação foi bastante elevado, com 56 ppm, que leva a descrição mais alta do teste, a de fumante perigosamente assíduo. “Eu sei dos riscos que eu estou correndo, mas é um vício que tenho”, revelou.

Para a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, esta é uma ação de conscientização. “A gente quer com esta ação, conscientizar cada vez mais as pessoas sobre os malefícios do cigarro, e não somente para o fumante em si, mas também para as pessoas que estão ao seu redor, que acabam se tornando fumantes passivos e também com a sua saúde prejudicada”, ressaltou.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. No Brasil, a estimativa é que cerca de 200 mil mortes/ano são decorrentes do tabagismo.

Uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, aponta que Teresina, de um modo geral, registrou uma redução na prevalência de fumantes, de 15,5%, em 2009, para 13,3%, em 2010.

O Dia Mundial sem Tabaco foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1987. A data veio consolidar os avanços alcançados durante a década de 80 na área de políticas públicas, voltadas para a prevenção e o controle do tabagismo. A data provoca a sensibilização à população quanto aos graves problemas de saúde causados pelo uso dos produtos derivados do tabaco e estimula a reflexão em torno das leis de regulamentação da produção, da propaganda e do consumo do tabaco.

A atividade de ação educativa, que é incentivada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, continua nesta quarta-feira (01), nas zonas norte, sul e leste de Teresina.

Por Cyntia Veras
Com informações do Inca