Com o final das chuvas, o acúmulo das águas paradas forma criadores de foco do mosquito da dengue, o que pode resultar num aumento dos casos de contaminação na população. O alerta é da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, que tenta sensibilizar a população para ampliar as medidas que evitam a proliferação do mosquito.

“É fundamental que as pessoas tenham cuidados básicos de limpeza, eliminando recipientes que possam acumular água, como latas, pneus, vasos de plantas e caixa d’águas”, afirma a diretora  Telma Evangelista.

Para intensificar as prevenções e combate aos focos do mosquito, a Sesapi vai oferecer um treinamento em serviço às Regionais de Saúde, além de uma oficina que deve ser estendida a todos os municípios. “Os profissionais de saúde participarão dessas atividades e terão como missão multiplicar o aprendizado para a população do município”,  afirma Telma.

Os treinamentos terão inicio no próximo dia 06 de junho e serão realizados primeiramente na Regional de Paulistana e Fronteiras, cujas notificações são consideradas altas.  Em seguida, a equipe da Sesapi, formada por médicos e técnicos da vigilância ambiental e epidemiológica, realizará o treinamento nas Regionais de Corrente, Bom Jesus, São João e São Raimundo Nonato.

As oficinas acontecerão na segunda semana de junho em cada Regional de Saúde, quando também serão verificadas as estratégias das cidades no combate à dengue. De acordo com Telma Evangelista, caso seja constatada falta de compromisso por parte da administração, a Sesapi encaminhará o caso ao Ministério Publico.

“As prefeituras assinaram um termo de pactuação com a Secretaria para otimizar as ações de combate a dengue. Vamos analisar como esse trabalho está sendo realizado e quais dificuldade encontradas, caso seja constatado que houve negligência por parte da administração municipal, vamos solicitar que o Ministério Publico tome as providências”, explica a diretora.

Todas as diretorias e colegiados da Secretaria Estadual de Saúde estão comprometidas para o combate à dengue. Além de intensificar o combate ao vetor, a Secretaria também orienta aos cidadãos e profissionais de saúde sobre o tratamento da doença.

A dengue é uma doença infecciosa que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais. As epidemias acontecem  com maiores freqüência após o período chuvoso. Até o momento o Piauí já ultrapassa 7 mil notificações da doença, tendo dois óbitos confirmados.