A secretaria Estadual da Saúde está ampliando os serviços de teste rápido de diagnóstico para HIV e aconselhamento no Piauí. Cerca de 30 municípios estão sendo capacitados para a implantação do teste, que em até 30 minutos mostra o resultado preciso da doença. O treinamento acontece nos dias 02, 03 e 04 de junho, no auditório do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST).

De acordo com a diretora da unidade de vigilância e atenção à saúde, Telma Evangelista, o exame é fundamental para a rapidez do tratamento.

“O resultado é muito rápido, e isso implica também na rapidez do tratamento, caso seja necessário. Uma vez que o resultado der positivo a gente repete o teste. Ao confirmar a doença, o município já pode fazer o encaminhamento da pessoa para o tratamento devido”, disse.

Os municípios apóiam a iniciativa. “É uma oportunidade que a gente tem de estar dando uma condição melhor de saúde para a nossa população. O teste é uma prevenção para nós e principalmente para o nosso paciente”, revelou Fernanda Sales, enfermeira do hospital de União.

O Estado quer, com esta ampliação, proporcionar melhorias no atendimento ao usuário. “Nós monitoramos os trabalhos e fazemos todo o acompanhamento necessário junto aos municípios. O teste rápido não só é importante para inibir o avanço da doença, mas também para transmissão da mesma”, afirmou a supervisora estadual de DST/Aids, Sandra Cunha.

O Piauí tem avançado na redução dos  casos de Aids no Estado. Em 2009, foram registrados 244 casos da doença. Em 2010, o número caiu para 144.

Por Cyntia Veras