Os técnicos de bancada do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí estão participando de um curso de Imunohematologia. As aulas são ministradas pela doutora em biomedicina, Ana Lucia Girello. Mais de 100 profissionais participam da atividade, que acontece no auditório do Hemopi, em Teresina.

O trabalho dos técnicos de bancada consiste em classificar o sangue do doador, e realizar os teste de imunologia e compatibilidade, além da fenotipagem, processo de identificação do anticorpo. “Com o curso, queremos valorizar a atividade desses profissionais”, diz a assessora técnica do Hemocentro, Maria Teixeira, ao explicar que a iniciativa foi elaborada a partir de sugestões dos próprios técnicos.

Ainda de acordo com Maria Teixeira, em cinco meses já é o terceiro curso oferecido para os profissionais de hemoterapia.

Um dos profissionais do setor beneficiados com a capacitação é Francisco Pires. “É importante conscientizar e preparar os técnicos para ajudar o médico a tomar decisões. A maioria dos técnicos nem tem essa informação, por isso é importante a realização e a participação nesse curso”, declara Pires lembrando que a cooperação entre os médicos e técnicos é fundamental para o sucesso do atendimento ao paciente.

O curso acontece durante toda a quinta-feira (02) e segue até amanhã.