O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglezias, disse hoje(06) que foram realizadas 591 cirurgias ortopédicas de janeiro a maio de 2011. “Somente em maio foram realizadas 110, mas o volume é tão grande de pacientes ortopédicos que nem o HUT e nem o HGV dão conta”, afirma.

 

Segundo ele, as cirurgias realizadas no HGV são de alta complexidade e dura uma média de quatro horas. São destinadas duas salas para cirurgias ortopédicas, as demais são para todas as especialidades do Hospital. “Se destinarmos mais salas para ortopedia, vamos criar um caos social em outras áreas, pois o HGV é o único hospital público que realiza cirurgias de alta complexidade em urologia, oftalmologia e diversas áreas”, declara.

 

“O HGV não opera única e exclusivamente ortopedia, mas atende todas as especialidades cirúrgicas e não podemos transformar o HGV em um hospital ortopédico, pois o hospital possui 15 clínicas”, explicou.

 

Iglezias acrescenta ainda, que é necessário entender entender que o grande número de acidentados de motos contribui para a  demanda de pacientes ortopédicos, e que além disso, o HGV recebe urgências de todo o país. “Precisamos urgentemente investir em campanhas educativas para combater a violência no trânsito, senão não temos como conseguir suprir a demanda. Somente no HGV temos uma fila de espera de 1.400 pacientes ortopédicos eletivos, a maioria vítimas de acidentes de trânsito”, reitera.