A secretária de estado da saúde, Lilian Martins, participou na manhã desta segunda-feira (06) de mais uma reunião de monitoramento do Governo do Estado. Coordenada pelo governador Wílson Martins, o encontro reúne as Secretarias de Trabalho e Empreendedorismo (Setre), da Assistência Social e Cidadania (Sasc), para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), além da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

Lilian Martins elencou para os gestores e governador as metas que já foram cumpridas pela Secretaria de Estado da Saúde. Dentre elas está o processo seletivo para escolha dos novos diretores de hospitais, regionalização no atendimento de urgência e emergência (implantação do SAMU) e criação de um grupo de cooperação com o Tribunal de Justiça (TJ), que vem contribuindo para diminuir a judicialização no que diz respeito a medicamentos excepcionais.

“Com a criação desse grupo já diminuímos essa judicialização, que consome muito do governo federal e estadual”, afirmou a secretária.

Lilian Martins lembrou ainda na reunião o cumprimento das metas relacionadas aos hospitais da capital. “Inauguramos no HGV as obras da Capela, Auditório, Central de Materiais e Esterelização, faltando apenas o setor de ressonância e hemodinâmica, que já estão em fase de finalização. Entregamos também a reforma do HPM e do Natan Portela”, destacou, ressaltando ainda o funcionamento da UTI do Hospital de Floriano.

“Estamos trabalhando agora para colocar em funcionamento a UTI do hospital de Piripiri. Estamos dependendo apenas da contratação de pessoal especializado”, afirmou.

A gestora falou ainda da conclusão de seis Unidades Básica de Assistência à Saúde (UBAS), das ações voltadas para o combate à dengue e da descentralização dos serviços da Vigilância Sanitária (VISA) em 45 municípios.

“Por falar em municípios, no próximo dia 14 de junho estaremos assinando com todos os secretários municipais de saúde, a Programação Pactuada e Integrada (PPI)”, lembrou Lilian Martins.