A secretária de Estado da Saúde, deputada Lílian Martins (PSB), vai discutir a situação da saúde estadual com os representantes da Assembléia Legislativa, em audiência na Comissão de Administração, no dia 22 desse mês. Desde março, ela já havia se colocado à disposição dos parlamentares, por entender que a realidade da saúde exige um debate permanente como caminho para se oferecer os melhores serviços à população.

"Ela se ofereceu para dialogar com a Assembléia Legislativa, sem precisar ser convocada", disse o deputado Tadeu Maia (PSB), reforçando que a postura da secretária Lílian Martins reafirma o compromisso com uma administração transparente.

Desde que assumiu, em janeiro, a secretária tem introduzido uma gestão pautada pelo mérito e a profissionalização. Entre as medidas adotadas por ela, está a seleção pública dos diretores dos hospitais regionais e a diretorias de saúde, além do controle da gestão através das auditorias. Lilian Martins também está determinada com a realização de metas consideradas essenciais, como a nova ala do Natan Portela, novas instalações do HGV, reestruturação dos hospitais no interior e entrada em funcionamento de mais UTIs no Estado.

“Sabemos que outra marca da deputada é a proximidade da comunidade, discutindo a situação dos serviços de saúde. Em nossa região, por exemplo, ela esteve recentemente num encontro da Ampicos onde mais de 50 prefeituras estavam representadas e debateu com médicos e gestores os problemas e gargalos do setor de Saúde na grande Picos”, comenta o parlamentar ao afirmar que a vinda de Lilian Martins à Alepi é uma seqüência dessa transparência.

Lilian Martins tem sido enfática ao afirmar que todos os debates em torno do setor são bem-vindos e necessários. “A saúde é um bem tão importante que precisa ser debatida por todos. A Assembléia é um espaço que representa todos os segmentos da sociedade, daí esse auto-convite. Quero discutir com os deputados a realidade e os rumos, sempre tendo os interesses do povo em primeiro lugar", disse a secretária.