Fortalecendo a política de atenção a saúde mental, a Secretaria de Saúde do Piauí implantará um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atenção integral a dependentes de álcool e drogas.  O Centro oferecerá atendimento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados e funcionará na antiga creche Risoleta Neves, na Avenida Pedro Freitas, s/n bairro São Pedro, zona sul de Teresina.

Previsto para ser inaugurado em agosto de 2011, o CAPS AD III contará com 12 leitos para acolhimento noturno (internações), divididos em alas femininas e masculinas. De acordo com a coordenadora de CAPS da Sesapi, Rosário Nunes, o centro poderá atender até 60 usuários em regime intensivo diariamente. “Como intervenções em situações de crise, abstinências e/ou desintoxicação. Fora isso, o usuário pode passar o dia no centro recebendo cuidados”, afirma.

Uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatra, assistente social, terapeutas ocupacionais e educadores físicos estarão preparados para fazer o atendimento individual com o uso de medicamentos e psicoterapia sob orientações, além do atendimento coletivo baseado em terapias em grupo e oficinas terapêuticas.

A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, reforça seu comprometimento com a saúde pública e cumpre as recomendações do Ministério da Saúde, que determina entre outras, que um CAPS não deve funcionar dentro de um hospital.

O Piauí conta com 39 CAPS gerenciados pelos municípios. A Secretaria Estadual de Saúde atua no monitoramento e supervisão desses serviços, como também na realização de qualificação em saúde mental para as equipes.