Em solenidade realizada nesta segunda-feira (06), a Prefeitura de Regeneração e a coordenadora estadual do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Christianne Rocha Leal, inauguraram dois importantes serviços na área da saúde.Foi entregue a população a nova sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Alto do Balanço e a Base descentralizada do Samu, no centro da cidade.

O prefeito da cidade, Eduardo Carvalho- o 'Duá', ressaltou o empenho da secretária Lilian Martins em expandir os serviços de prevenção da rede pública de saúde.

“Não importa a cidade, o partido político ou  a raça, estamos orgulhosos porque o Samu é um serviço caro e o governo do Estado, através da secretária Lilian Martins não vem medindo esforços para dar mais qualidade ao atendimento da saúde pública no interior.Esta parceria entre Município e Estado nos deixa com o sentimento de dever cumprido e conseqüentemente o povo se sente melhor”, frisou.

A coordenadora estadual do Samu, Chistiane Rocha Leal, destacou o empenho da prefeitura em adequar em tempo hábil a Base para a implantação da equipe local do Samu. “Fiquei impressionada com a rapidez e a dedicação da equipe deste município, certamente os profissionais desta Base estarão prontos para dar mais rapidez e qualidade nos atendimentos de Regeneração”, disse a coordenadora.

De acordo com Christiane Leal, até o momento o Samu já capacitou 730 profissionais em todo o Piauí. A equipe da Base é formada por oito profissionais, sendo quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas.

A base descentralizada vem funcionando e paralelamente conscientizando a população da importância do Serviço. A educadora municipal Maria Dulcinéia da Silva foi uma das centenas de participantes que esteve nas inaugurações e aprovou a estrutura da base do Samu da cidade. “Agora estamos mais tranqüilos, estes homens e mulheres serão instrumentos de Deus para cuidar da nossa saúde, devemos prezar por essa conquista já que é uma vitória para toda a nossa região”, comemorou a moradora.

UBAS - A UBAS foi instalada em um novo prédio no bairro Alto do Balanço. O imóvel é totalmente equipado com consultório odontológico, farmácia, salas de vacinação e esterelização, auditório, salas de enfermagem, salas de repouso, banheiros e almoxarifado.

A ampliação da estrutura física e melhor adequação dos espaços de atendimento oferecerá maior conforto aos usuários e funcionários, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além das atividades de prevenção e promoção de saúde básica, o espaço vai servir para atividades educacionais dos servidores. A obra custou R$ 200.000 e realizará uma média de 500 atendimentos mensais.

Por Adrianno Magno