A Secretaria estadual de Saúde (Sesapi) está realizando oficinas da Rede Amamenta Brasil em vários municípios do Piauí. A cidade de Piripiri foi uma das que recebeu o curso e agora conta com profissionais capacitados para orientar as mães sobre a promoção do aleitamento materno.
 
Segundo a supervisora de aleitamento materno da Sesapi, Vilma de Brito, o principal objetivo da oficina é a divulgação das estratégias da Rede Amamenta e da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). “A proposta é familiarizar os futuros profissionais com os programas de monitoramento do cuidado à gestante, à mãe em fase de resguardo e crianças menores de dois anos de idade, incluindo programas de promoção do aleitamento materno”, explica.

Segundo Vilma de Brito, as oficinas utilizam uma metodologia adotada pelo Ministério da Saúde, onde os profissionais são preparados para que possam repassar às mães as dicas e orientações quanto à importância da utilização do leite materno na alimentação do bebê.
 
A supervisora ressalta também que a promoção do aleitamento materno figura entre as intervenções viáveis, efetivas e de baixo custo que podem prevenir até 63% das mortes passíveis de ocorrer antes dos cinco anos de vida. “Além de ter um custo quase zero para as mães, a prática de amamentar crianças exclusivamente por seis meses reduz o risco de infecções e previne déficits de crescimento”, aponta.
 
Em todo o Piauí a Sesapi vem fazendo a integração dos municípios na Rede Amamenta. “Nossa meta é elevar ainda mais os índices de aleitamento materno exclusivo e o aleitamento complementar. Nós queremos capacitar os nossos profissionais, mas principalmente conscientizar as mães sobre este importante processo na vida do bebê”, frisa Vilma de Brito.
 
Outras cidades, de acordo com Vilma, já se preparam para receber as oficinas da Rede e os gestores serão avisados na medida em que a Sesapi for agendando os próximos encontros. “Em cada uma dessas cidades a população e toda a rede de parceiros deverão ser mobilizadas com antecedência”.

Benefícios do aleitamento - O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até os seis meses de vida. É fácil de ingerir e não sobrecarrega os rins ou o intestino do bebê. Ainda segundo as autoridades de Saúde, a mulher que amamenta tem menos chances de desenvolver diabetes, câncer de mama e nos ovários. Além disso, amamentar também protege a mãe da perda de grandes quantidades de sangue após o parto e ajuda a voltar ao peso anterior à gestação.
 
Por Adrianno Magno