Discutir o papel do conselho de saúde, o trabalho dos profissionais e as propostas das ações na área são os objetivos da VII Conferência Municipal de Saúde de Teresina, que teve início na noite dessa quarta-feira (08), no Auditório Cajuína do Atlantic City.

Promovida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o evento reúne gestores em saúde do município, do Estado e do Ministério da Saúde, além de entidades representativas de todos os segmentos da sociedade e populares.

A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, o presidente da FMS, Pedro Leopoldino, e a representante do MS, Maria Francisca Moro, deram as boas-vindas aos delegados e desejaram que o evento possa trazer propostas concretas de melhorias na rede de saúde pública de Teresina e do Estado.

Para Lilian Martins, o evento é uma oportunidade ímpar de se discutir os problemas do SUS (Sistema Único de Saúde) e também buscar soluções para o bom funcionamento do mesmo pelos usuários do Sistema. “Essa Conferencia é essencial para, além de apontar as falhas, mostrar soluções para a melhoria da Saúde de pública do nosso Estado”, disse, lembrando que do evento saíram propostas para a conferência estadual e nacional, que têm o SUS como temática principal. “É importante contribuir com sugestões para dar mais qualidade a este importante Sistema utilizado por milhares de piauienses e brasileiros”, frisou.

A conferência de Teresina terá a participação de mais de 220 delegados eleitos nas pré-conferências realizadas em maio. A participação da população nos avanços e desafios do SUS é o destaque da mesa-redonda que abre as reuniões dessa quinta-feira (09)

Outro debate que também acontece hoje gira em torno do acesso e acolhimento com qualidade nas unidades de saúde. Os participantes ainda vão discutir o que houve de avanços e os desafios na gestão pública do SUS, além da situação da dengue em Teresina.

Já amanhã (10), último dia do evento, a partir das 8h, os grupos de trabalho vão se reunir para avaliar as propostas. Na parte da tarde, haverá eleição de delegados para Conferência Estadual de Saúde, que deve ocorrer em outubro deste ano.

Por Adrianno Magno