A vacinação contra a poliomielite em 2011 terá início no dia 18 de junho e segue até 15 de julho. No Piauí, a primeira etapa da campanha contará com 353.400 doses da vacina e tem como meta imunizar pelo menos 250 mil crianças em todo o Estado.

De acordo com a coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), todas as Regionais já estão mobilizadas e preparadas para essa primeira etapa da campanha. “Nesta sexta-feira (10) finalizamos as entregas da doses, com as regionais de Floriano e São Raimundo. Com isso esperamos alcançar a meta de vacinação em pelo menos 95%”, afirma a médica da coordenação, Liana Medeiros.

A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989, porém o vírus ainda circula no mundo, o que torna necessária a vacinação para manter a erradicação da doença.

Crianças com até cinco anos de idade devem ser encaminhadas aos Postos de Saúde a partir do dia 18 de junho.

Surto de Sarampo preocupa Ministério da Saúde

Pais ou responsáveis também deverão vacinar as crianças contra outra grave doença: a preocupação com o surto de sarampo pela Europa motivou o governo brasileiro a aproveitar a estratégia da vacinação contra a poliomielite para também garantir a imunização contra o sarampo.

A vacinação, no entanto, somente ocorrerá na segunda etapa da campanha contra pólio, programada para o dia 13 de agosto. Nessa data, as crianças deverão ser novamente encaminhadas aos postos de vacinação para receber mais duas gotinhas contra a poliomielite e contra o sarampo.

MODELO - A estratégia brasileira em dividir a campanha de poliomielite em duas etapas, para crianças menores de cinco anos de idade, garantiu a a erradicação da doença e serviu de exemplo para outros países.  No 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Brasil comemora mais de duas décadas livre da doença. Em 2011, a garantia dessa erradicação também pretende ser estendida ao sarampo.