O  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tem como meta aumentar o estoque do Hemocentro em pelo menos 500 bolsas de sangue. Amanhã (14), Dia Mundial do Doador, o órgão realiza programação especial para marcar a data.

De acordo com o diretor Antonio Lages, o objetivo é que ao final da semana, o Hemopi conte com pelo menos 1.200 bolsas. “Recebemos uma média diária de 100 doações, o que significa que fechamos a semana com pelo menos 700 bolsas. Com a semana do doador, além de manter essa média, pretendemos aumentar o estoque em pelo menos 500 bolsas, contando com mais de mil para distribuição”, explica.

O Hemopi é o único Centro de Hematologia do Piauí. O órgão é responsável pelo abastecimento de todos os hospitais do Estado, incluindo a rede particular de atendimento. 

DATA MUNDIAL - A semana do doador foi estipulada pela Organização Mundial de Saúde em 2005, e faz homenagem ao médico austríaco Karls Landsteiner, precursor da transfusão sanguínea, que nasceu no dia 14 de junho, data considerada o Dia Mundial de Doadores de Sangue.

No Piauí, a data será comemorada pelo hemocentro com uma programação especial, que inclui apresentação de música ao vivo, teatro de bonecos e homenagem aos doadores.

 

Secretária prestigia atividades no Hemopi

A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, visitou hoje, às 7h30, as instalações da sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Além de conferir todo o processo de coleta, a gestora também fez doação de sangue.

 “Por ser profissional da área de Saúde sei da importância da doação de sangue. Já doei algumas vezes e espero que as pessoas tomem consciência desse ato e procurem o Hemopi”, comenta Lilian Martins ao afirmar que a doação de sangue é um dos atos mais nobres de cidadania que um indivíduo pode realizar.

Acompanhada do diretor do Hemopi, Antonio Lages e da supervisora de coleta externa, Hortência Rocha, Lilian Martins visitou os espaços do Hemocentro e certificou-se de todas as etapas do processo de doação.  Ela doou sangue e fez questão de conversar com outros doadores e os profissionais responsáveis pelo procedimento. “É importante que cada um de nós possa agir como multiplicador e incentive as doações”, declara.

 

Ouvidoria - O cidadão que deseja realizar a doação de sangue e ainda tem algum tipo de dúvida, pode entrar em contato com Hemopi através do serviço de ouvidoria, pelo número 0800285 4989.

A ligação é gratuita e pode ser feita durante todo o horário comercial, onde encontrará profissionais disponíveis e gabaritados para esclarecer qualquer tipo de duvidas. Além disso, no próprio Hemocentro existe uma equipe de acolhimento responsável por recepcionar os doadores e pessoas interessadas no assunto.

Além do sangue, o Hemocentro também trabalha com doações de medula, recebendo cadastros através do Registro de doadores de medula óssea (Redome).

 

Por Flalrreta Alves