A Secretaria estadual de Saúde (Sesapi) realiza, nesta terça-feira (14), a Oficina “Regulação do Acesso a Assistência”. Na ocasião será discutida a Programação Pactuada e Integrada (PPI). A Sesapi espera contar com a presença dos 224 gestores municipais de saúde para tratar sobre o assunto.

O evento está marcado para acontecer durante todo o dia, a partir das 8h no Diferencial Buffet, na Rua São Pedro, Centro de Teresina.

O objetivo da Oficina é compartilhar a forma como deve ocorrer este processo e dar subsídios aos secretários municipais de saúde para que eles possam auxiliar na construção da PPI nos principais hospitais do Estado. O encontro será ministrado por técnicos da Sesapi, além de representantes do Ministério da Saúde.

A diretora da Ducara (Diretoria de Controle Avaliação Regulação e Auditoria)- da Sesapi, Dra Marília Futino, afirma que o encontro será uma combinação de compromisso e aprendizagem sobre o processo de regionalização dos Hospitais no Brasil. Ela adianta que será apresentada aos gestores as vantagens e os principais desafios desse processo tão complexo e indispensável para a organização da assistência à saúde.

“Já podemos pensar como este Processo vai dar uma maior agilidade aos atendimentos pelo interior do Piauí. A PPI fornece subsídios para os processos de regulação e possibilita a transparência dos pactos intergestores, vamos ainda assinar um Termo de Garantia de Acesso”, afirma.

De acordo com a diretora, esta também é uma oportunidade dos municípios explanarem quais suas dificuldades na área da Saúde.  "O caminho é organizar a gestão do sistema. Este é o maior benefício da PPI e é tudo o que o SUS precisa hoje: qualificar a capacidade de gestão. E a PPI, na medida em que organiza os fluxos de acesso, vem fazer isso. Os gestores de municípios de pequeno porte também precisam estar mais presentes e atentos a estes conteúdos que serão discutidos durante a pactuação", lembra.