O diálogo e experiências relacionadas ao sexo serão discutidas em sala de aula. Isso será possível através do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. O projeto será executado no Piauí através de uma parceria entra as secretarias de estado da Saúde e Educação.

 

Para implantação do Projeto, os secretários de saúde e educação de todos os municípios participarão de um seminário de sensibilização na próxima quarta-feira (15). O evento acontecerá durante todo o dia 15 e 16 no centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina.

 

A partir da sensibilização feita pelas secretarias, um grupo gestor formado por diretores de escola, universidades, professores, pais, profissionais de saúde e Organização não Governamental irá atuar nessa construção de uma cultura de prevenção e promoção a saúde.

 

A secretária Executiva do programa no Piauí, Thâmara Vilanova, explica que os professores e demais componentes do grupo passarão por uma capacitação para tratar do assunto com os adolescentes. “Em um segundo momento, teremos discussões a respeito dos assuntos que serão abordados, isso baseado no material disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, afirma.

O material disponibilizado pelo Ministério da Saúde conta com apostilas sobre diversas temáticas, como álcool e outras drogas, raça e etnia, diversidade sexual, sexualidade e saúde reprodutiva e metodologia da educação entre pares, que orienta o jovem a utilizar termos adequados para tratar com seus companheiros independentes da opção sexual que esse tenha.

 

A discussão sexual não terá caráter reprovativo na grade curricular do aluno. O maior objetivo é estimular os jovens a participar do planejamento junto aos diretores das escolas, com a finalidade de melhorar o respeito aos direitos humanos e renovação de conceitos do ensino junto à comunidade.