Diante da situação mundial de circulação do vírus e, especialmente aos relatos de casos de Sarampo na Europa, a Secretaria Estadual da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem tomado algumas providências que vão ajudar na prevenção da doença no Brasil.

Na próxima sexta-feira (17), os dois órgãos vão reunir agências de turismo, companhias aéreas e comunidades aeroportuárias, a fim de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre as formas de prevenção do sarampo. A reunião acontece no auditório do Cerest, a partir das 9h.

“Nós vamos orientar essas pessoas sobre a prevenção através da vacina, que é a maneira mais eficaz, e ainda como a pessoas que retornaram da Europa, em especial da França, devem proceder ao perceber os sintomas da doença”, disse a coordenadora estadual de epidemiologia, Amélia Costa.

Outra medida adotada pela Anvisa é o alerta sonoro, veiculado desde a última sexta-feira (10) nos aeroportos de todo o país.  O informe orienta aquelas pessoas que vão viajar para o exterior sobre a necessidade de tomar a vacina contra o sarampo, que pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde de todo o país.

“É importante que os viajantes sigam as orientações. Quem não lembra se já tomou a vacina, deve ser vacinado”, afirmou a coordenadora da Anvisa no Piauí, Elizabeth Fernandes.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.

Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar um serviço de saúde e informar os países que visitou recentemente.

Poliomielite e Sarampo

O Ministério da Saúde utiliza também como estratégia de prevenção do sarampo no Brasil, a inclusão da vacina, junto ao calendário de vacinação contra a poliomielite. Na primeira etapa da campanha, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, oito estados também vão vacinar as crianças contra o sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Todas as crianças entre 1 ano e menores de 7 anos devem se vacinar contra a doença. Os demais estados e o Distrito Federal vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo somente na segunda etapa, no dia 13 de agosto.

Por Cyntia Veras
Com informações do Ministério da Saúde e Anvisa