Secretários municipais de saúde e educação estão reunidos desde a manhã desta quarta-feira (15) para discutir as estratégias de implantação do projeto que une o Programa Saúde nas Escolas e Saúde e Prevenção nas Escolas. A união desses programas promove a prevenção e atenção à saúde entre todas as camadas da comunidade, o que antes era realizado somente por profissionais de saúde e educação.

O seminário acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina.  Na solenidade de abertura, a gerente estadual de Atenção a Saúde, Rosa Milhanês, que representava a Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins,explicou a importância do projeto para a sociedade. “Já temos alguns municípios trabalhando ativamente com saúde e prevenção nas escolas, agora vamos reforçar essas ações junto à comunidade” afirma.

Durante a apresentação, a assessora técnica do Ministério da Saúde, Rosa Farias, afirmou que a experiência brasileira tem sido referência em vários países, principalmente os de origem africana que utilizam a língua portuguesa. “Estamos fazendo um acordo de cooperação entre alguns países, fornecendo inclusive, modelo de material”, declara.

Após o seminário sobre as estratégias será realizada uma oficina para implantação da caderneta do adolescente para gestores municipais do Estado. Além disso, os secretários municipais assinarão um termo de compromisso para compactuar as metas da implantação. “Os secretários ficarão responsáveis pela qualificação e monitoramente dessas ações integradas, principalmente no que diz respeito a todas as camadas da sociedade” explica a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Rosa Laura Reis.

A coordenadora acrescenta que o projeto é uma forma de aproximar os adolescentes aos pais e a escola. “Com a metodologia aplicada, será possível estabelecer um diálogo que não seja baseado somente no senso comum, além de proporcionar uma confiança do adolescente com os pais em todas as fases da vida” reitera.

O Programa Saúde nas Escolas foi criado pelo Governo Federal em 2003. A partir de 2007 foi proposta a idéia de executá-lo junto ao Programa Saúde e Prevenção nas Escolas e a meta é que a articulação dos dois projetos seja fortalecida nos municípios piauienses.

A proposta é que o assunto entre na grade curricular dos alunos, mesmo que sem caráter reprovativo. A implantação será feita ainda nesse próximo semestre letivo de 2011.