A qualidade da assistência nutricional e a educação alimentar dos pacientes e acompanhantes internos é uma preocupação do Hospital Getulio Vargas (HGV). Por isso o hospital conta com um Serviço de Nutrição supervisionado 24 horas por nutricionistas. No local, são ofertadas 2.800 refeições por dia, incluindo café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno.
A chefe do serviço de Nutrição, Silvana Helena, diz que a reforma realizada no serviço incluiu tanto a mudança na estrutura física quanto beneficiou o HGV com a aquisição de equipamentos modernos para cozinha industrial, capaz de facilitar a produção de alimentos com rapidez e qualidade.
Segundo ela, todo o setor é adaptado e inclui desde áreas para a despensa e produção, até o setor de dieta e preparação de alimentos. “Em todas as etapas há o controle e supervisão de nutricionistas”, pontua a chefe do serviço.
Silvana Helena lembra, ainda, que o Serviço de Nutrição do HGV, além de servir de exemplo para outros hospitais, ainda recebe alunos de nutrição de Universidades para aulas práticas.
Já o diretor do hospital, médico Carlos Iglesias Brandão de Oliveira, disse que o Serviço de Nutrição e Dietética trabalha de acordo com os padrões exigidos pela ANVISA.
“A área foi toda adaptada dentro dos padrões e o controle na qualidade da alimentação é supervisionado por 18 nutricionistas que se revezam em plantões 24 horas”, informa, acrescentando que somente na área de produção existe o acompanhamento de duas profissionais.