A secretária da Saúde, Lilian Martins, acompanhada da diretora da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, Zita Vilar, participa nesta segunda-feira (20), às 18h30, no Ministério da Saúde, em Brasília, de uma reunião que vai tratar sobre Comunidades Terapêuticas. Os secretários de Saúde dos estados de Alagoas e Minas Gerais também participam do evento.

A reunião será conduzida por Edson de Oliveira, assessor especial do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “As comunidades terapêuticas são fundamentais, porque são locais de acolhimento ao paciente após este deixar o hospital”, disse Lilian Martins.

No Piauí, o Hospital do Mocambinho é a única estrutura estadual que oferta tratamento para dependentes químicos, com dez leitos. No local, funciona desde março de 2010 o Serviço de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas, com equipe multiprofissional que inclui Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Nutricionista, Fisioterapeuta, Dentista, Médico Clínico Geral e Psiquiatra.

 “Estamos tentando junto ao Ministério da Saúde a habilitação urgente de mais 15 leitos no Hospital do Mocambinho com referência AD e a respectiva liberação do teto financeiro pelo ministério”, finalizou a secretária.

Participam ainda da reunião em Brasília parlamentares da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas.