Com o objetivo de promover o controle social relacionado às Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizará um seminário com as Organizações Não-Governamentais para discutir projetos relacionados a esse controle. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, na Escola Fazendária. 

O seminário contará com a participação de representantes da sociedade civil organizada, como Grupo Matizes, Casa do Estudante, Associação de Lésbicas e Amigos da Sopa. 

 De acordo com a coordenadora estadual de DST/Aids, Karina Amorim, a iniciativa da Sesapi visa fortalecer a parceria entre a Secretaria e as ONGs. “Todas as ONGs que mantêm parceria com o Estado foram convidadas a participar, e nosso maior objetivo é fortalecer essa parceria e elaborar projetos relacionados ao combate, prevenção e tratamento das DSTs, principalmente a Aids”, afirma.  

Essa será a primeira vez que a Secretaria de Saúde do Estado fará um evento com a sociedade civil organizada para discutir planos de promoção à saúde. Dentre os palestrantes, o técnico do Ministério da Saúde, Rubens Duda, do programa nacional de DST/Aids. 

 Além de Duda, José Marques, do Conselho Nacional de Saúde, fará uma explanação no seminário. Foram disponibilizadas 60 vagas para participantes efetivos. Mas o evento, que acontece no período da manhã e tarde, será aberto à visitação do público.  

O edital para eventos sobre HIV/Aids encontra-se disponível no site da Secretaria. O Ministério da Saúde disponibiliza uma parte do recurso da política de atenção à DST/Aids para projetos elaborados pela sociedade civil organizada. 

O recurso para execução desse projeto é repassado através de editais aprovados pela coordenação da secretaria estadual. Nesse sentido, a Coordenação de Doenças Transmissíveis informa que o edital para eventos em 2011 já está disponível.  

No total, serão R$ 150 mil destinados a eventos que tenham como foco HIV/Aids. Cada organização pode receber até R$ 20 mil, desde que realize um evento de âmbito nacional. Para isso, é necessário entregar o projeto no setor de protocolo da Secretaria Estadual de Saúde.  

A coordenadora dos projetos, Adriana Holanda, explica que todos os documentos necessários, bem como as informações que devem ser repassadas para aprovação, estão contidas no edital disponibilizado no site da Sesapi. “É importante que interessados leiam todo o edital para não ter problema com a documentação”, alerta Adriana.  

As inscrições podem ser feitas até as 13h30 da próxima segunda-feira ( 27). Quem tem dúvidas sobre a elaboração do projeto poderá saná-la durante o seminário dos dias 21 e 22. O resultado da primeira fase (análise e seleção técnica) será divulgado até o dia 14 de julho.