A secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), técnicos do Sul do Piauí responsáveis pela elaboração do projeto da rede de atenção à saúde dos Territórios dos rios Piauí e Itaueiras. Com sede em Floriano, tão logo esteja estruturada, a rede dará mais agilidade no acesso à saúde.

“Essa reunião de hoje serviu para apresentar à secretária Lilian o projeto de implantação da rede. Ela nos garantiu todo o apoio possível”, disse Maria Gorete Pereira, apoiadora da rede.
Segundo ela, 26 cidades dos dois territórios serão beneficiadas. “Essa rede serve de referência. Cada município terá uma resposta imediata quando for acionado”, afirma Gorete Pereira.

As ações e serviços de saúde estão organizados em redes de atenção regionalizadas e hierarquizadas, de forma a garantir o atendimento integral à população e a evitar a fragmentação das ações em saúde.

O acesso à população ocorre preferencialmente pela Rede Básica de Saúde (atenção básica) e os casos de maior complexidade são encaminhados aos serviços especializados, que podem ser organizados de forma municipal ou regional, dependendo do porte e da demanda do município.