Durante reunião do Comitê Estadual para Monitoramento da Demanda do SUS, na manhã desta segunda-feira ( 20), no salão nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí, os diretores da Sesapi, médicos Ernani Maia e Marília Futino, apresentaram o relatório da nova Pactuação Programada Integrada (PPI), que trata da divisão dos gastos da Média e Alta Complexidade (MAC) para todos os municípios e o Estado. O grupo também visitou as dependências do Hospital Universitário.

“Levamos ao conhecimento daqueles órgãos a nova pactuação das verbas do setor. É um momento importante para a saúde do Piauí porque esse instrumento de gestão permitirá corrigir distorções e vai repercutir na melhoria do sistema”, pontuou o superintendente de Assistência à Saúde e representante da Sesapi no Comitê, Ernani Maia.

O documento, explica o médico, foi aprovado em 1º de abril e publicado pelo Ministério da Saúde no dia 18 de maio. “Essa PPI é histórica. O Piauí tentava, sem sucesso, pactuar essas verbas há seis anos. Conseguimos agora na gestão da secretária Lilian Martins e é uma de nossas apostas para a melhoria da resolutividade nos hospitais do interior, o que vai desafogar o HUT na capital”, explica Ernani Maia.

Hospital Universitário - Ainda de acordo com Ernani Maia, a reunião na UFPI também foi uma manifestação de apoio ao reitor Luiz Júnior para a abertura do Hospital Universitário (HU). “Como os recursos da Média e Alta Complexidade também serão usados no custeio do HU, uma vez que a estrutura será 100% SUS, é importante demonstrar a importância no funcionamento urgente do hospital”, salientou o diretor.

Ernani Maia explicou que os representantes de órgãos como a Justiça Federal e Estadual, Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria do Estado e da União e Advocacia Geral da União, entre outros que integram o Comitê, se comprometeram em buscar uma saída legal para o funcionamento do HU. “O único entrave hoje é a contratação de pessoal, então a atenção do Comitê em trazer uma solução para o problema é urgente”, disse.

O Comitê Estadual para Monitoramento da Demanda do SUS foi criado na gestão do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, como um instrumento de apoio às ações do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Comitê presta um estratégico acompanhamento das políticas do SUS”, reitera Ernani Maia.