Uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária Estadual está desde ontem (20) em Pedro II para fiscalizar estabelecimentos comerciais de alimentos (restaurantes, lanchonetes, trailler’s), hotéis e pousadas daquele município, que vão atender os turistas durante a 8ª edição do Festival de Inverno, que começa no próximo dia 23. Esta é uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II.

A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção à saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária, em parceria com as VISAS municipais nos principais eventos do Estado, a exemplo dos festivais em Castelo do Piauí, Luis Correia, Batalha, entre outros. “Além de fortalecer as ações das vigilâncias municipais, essas vistorias vão proporcionar também uma segurança para o turista durante os eventos”, disse a coordenadora estadual de alimentos e nutricionista, Vânia Correa

Os locais que não atenderem as recomendações da Vigilância Sanitária são notificados para regularização. “A cada ano, a gente tem percebido uma melhora nos estabelecimentos, de acordo com as normas sanitárias”, gerente de controle de serviços e produtos, Carmem Mascarenhas.

Os ambulantes também são fiscalizados. “O trabalho com os ambulantes é feito com o município. Eles são devidamente cadastrados e recebem orientações sobre os cuidados que devem ter com a higiene”, acrescentou a gerente.

Por Cyntia Veras