O serviço Disque Denúncia da Vigilância Sanitária Estadual está funcionando a todo vapor. A linha, que foi implantada no ano de 2005, pela a então diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, trabalha no sentido de fazer uma educação em saúde à população.

Mais de 20 ligações são recebidas mensalmente, através da linha gratuita 0800 280 3655.  As maiores queixas são relacionadas a saneamento, alimentos (produtos vencidos) e medicamentos, listadas nessa seqüência. Cada ligação recebida é protocolada no setor de cadastro e assim, gerado um processo. “A pessoa é orientada para qual órgão deve procurar, a gente dispõe o telefone necessário e fazemos o despacho para o setor competente onde será feita a ação. O retorno para o usuário é realizado através de ações conjuntas com o município”, explicou ouvidora Ana Maria.

Os técnicos que trabalham no serviço foram devidamente treinados para receber as denúncias, queixas e as sugestões da população.

O Disque Denúncia faz parte do Programa Cidadão Vigilante, que surgiu como estratégia de assegurar a participação social nas discussões sobre ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador, levando a população subsídios para os debates pertinentes. Mais que o acesso a informações, o programa visa convocar toda população a se tornar parceiro vigilante, aplicando, fiscalizando e repassando os conhecimentos adquiridos.