“Avaliação Clínica da Dor: Quinto Sinal Vital”. Esse é o tema da palestra a ser proferida pelo médico anestesiologista Hermes Daniel, na sexta-feira (01), às 10h, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento, que abordará um dos mais graves problemas de saúde pública do Brasil, obedece a mais uma etapa do processo de capacitação dos profissionais do Núcleo da Dor do HGV.

Segundo Hermes Daniel, que é especialista em dor e um dos coordenadores do projeto no HGV, o Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar e surgiu de uma proposta do diretor geral, Carlos Iglézias Brandão e da secretária Estadual da Saúde, Lílian Martins, com o objetivo de atuar na avaliação, determinação do diagnóstico e proporcionar tratamento para pacientes que sofram com algum tipo de dor.

“A dor afeta milhões de pessoas no Brasil, e é hoje uma das maiores causas de afastamento do trabalho; por isso os grandes hospitais do país já contam com esse serviço, e o HGV, o maior hospital público do Estado, não poderia ficar para trás no que se refere ao tratamento multidisciplinar da dor, e, assim, fazer com que esses pacientes tenham uma melhor qualidade de vida.”, enfatiza.

O evento é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente  e Núcleo da Dor, e é aberto a todos os profissionais da área de saúde.