Secretários municipais de saúde e educação assinaram, na manhã desta quinta-feira (30), junto à Secretaria Estadual de Saúde, um termo de adesão para a utilização da caderneta da criança e adolescente que será distribuído nas escolas.  A assinatura aconteceu durante oficina realizada com os gestores no Centro de Formação Odylon Nunes, zona norte de Teresina.

A caderneta contém informações e orientações ao adolescente, como cuidados sobre saúde sexual, bucal, crescimento e desenvolvimento. A coordenadora de atenção a saúde da criança e adolescente da Sesapi, Rosa Laura Reis, explicou aos participantes as diretrizes necessárias e a importância de usá-las para a imunização dos jovens.

“O adolescente vive uma fase de incerteza e chega até sentir-se excluído das políticas publicas. Precisamos mostrar que tratamos da saúde da criança e idoso, mas também temos uma gerência de atenção aos adolescentes e através das escolas é que atingiremos esse público” declara.

Durante a oficina foi realizada uma apresentação cultural com Antonio Carlos, ator piauiense que já recebeu prêmios do Ministério da Cultura por realizar trabalhos de conscientização com jovens e adolescentes. Na apresentação, o personagem de Antonio interpretava um adolescente, que interagia entre os presentes e tirava dúvidas sobre como os pais, professores e amigos devem abordar os jovens para tratar temas ligados a sexualidade como gravidez, masturbação e prática sexual.

“Espero que as palestras que realizaremos nos municípios sejam uma forma de trazer os adolescentes para discutir a saúde, principalmente no que diz respeito a saúde sexual, já que adolescência é uma fase de descoberta”, afirmou a representante da secretária municipal de Campo Maior, Gersina Borges, durante dinâmica realizada com o palhaço.

A oficina segue durante a tarde. Todos os secretários municipais de saúde e educação foram convocados a participar e fazer a assinatura do termo de adesão.