A Secretaria Estadual da Saúde vai realizar nos dias 07 e 08 de julho, o II Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde. O evento, que contará com a presença da secretária Lilian Martins na abertura, acontecerá no Diferencial Buffet, localizado na Rua São Pedro, bairro Ilhotas.

“Na oportunidade discutiremos de forma coletiva o processo de democratização da gestão de Educação Permanente em Saúde”, afirma Conceição Santos, gerente de desenvolvimento em qualificação.

“Fizemos a implantação da educação permanente em junho, agora, através do seminário, vamos instrumentalizar as pessoas para desenvolverem as ações. Vamos detalhar o processo, dá roteiros, dentre outras atividades”, acrescenta Conceição.

Segundo a gerente, antes os cursos de qualificação voltados para a educação permanente eram sugeridos pela Secretaria de Saúde, atualmente o processo acontece da forma inversa.

“A demanda vem do município. São eles que dizem a necessidade do curso. Para isso, bastam procurar os CIES (Comissão de Interação, Ensino e Serviço) de cada território de desenvolvimento do estado”, explica Conceição.

Cada comissão, segundo ela, é formada por grupos de 16 pessoas. É essa equipe a encarregada de levar o projeto do curso até a Sesapi. Os cursos devem abranger quatro segmentos: controle social, ensino, gestores e serviços.

A ordenação da educação em saúde tem como base legal o artigo 200 da Constituição Federal de 1998 que, em seu inciso III, atribui ao SUS à competência de ordenar a formação na área da saúde.

O evento contará com conferências, palestras, debates, dentre outras atividades. A abertura está marcada para às 9h30.