No último final de semana, a 5ª Regional de Saúde realizou uma roda de conversas com mulheres da região sobre Violência Doméstica e Doenças Sexualmente Transmissíveis. De acordo com o coordenador da Regional, Denilson Alcântara, o evento, que aconteceu nos dias 30 de junho e 01 de julho teve a participação diária de 50 mulheres. “A Regional ficou responsável por toda a logística necessária para evento, como espaço físico, equipamentos e lanches. As mulheres que participaram, foram todas convidadas pela secretaria municipal de Campo Maior e mostraram-se muito entusiasmadas e participativas” afirma.

Gestores visitarão hospitais municipais

Além da roda de conversa com as mulheres, a Regional realizou outra atividade no dia 01 de julho.  Uma reunião com os gestores do colegiado dos carnaubais no período da manhã reuniu todos os representantes da Regional no município de Cocal de Telha.

“Foi uma das reuniões mais produtivas que tivemos. Pela primeira vez o colegiado contou com 100% de participação, com os secretários de saúde e coordenadores do PSF”, declara o coordenador Denilson Alcântara.

Dentre os assuntos discutidos, estava a programação pactuada integrada que tem o objetivo de fortalecer a saúde da Regional. Um dos encaminhamentos para esse fortalecimento foi formação de uma comissão que irá visitar os hospitais que compõem a regional e verificar a estrutura e atendimento desses órgãos. “A finalidade é avaliar e diagnosticar o funcionamento da saúde da regional, formada por 16 municípios da região dos carnaubais” explica Denilson.

Além disso, uma outra reunião foi agendada para o dia 05 de agosto, dessa vez em Assunção do Piauí.

A 5ª Regional de saúde fica sediada no município de Campo Maior, a 84 quilômetros Norte de Teresina.