O diretor geral do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglezias, disse ontem (04) durante visita dos deputados estaduais ao hospital, que somente no primeiro semestre desse ano o HGV já recebeu 1.165 pacientes do HUT. “Diariamente realizamos cirurgias ortopédicas de alta complexidade de pacientes vindos do HUT, mas também temos nossos pacientes para operar. A hora é de unir forças, Estado e Município, para resolver os problemas da saúde pública e o HGV se propõe a ajudar, como aliás sempre ajudou, pois nunca deixamos de receber pacientes do HUT", enfatiza.

Iglesias apontou como fatores que influeciaram a redução do número de cirurgias no hospital, a incorporação da produtividade ao contracheque dos médicos, a quantidade reduzida de anestesiologistas e a burocratização na hora da marcação de consultas pela Central de Regulação do SUS. Ele lembrou que o Hospital tem três portas de entradas, que são pacientes do HUT, Ambulatório Integrado (Prédio azul) e aqueles que entram através de ação judicial.

Carlos Iglézias explica que o HGV trabalha com uma taxa de ocupação que varia de acordo com cada clínica. A Clínica Ortopédica, por exemplo, apresenta taxa de ocupação de 100%, enquanto a Clínica Neurológica está com 70% dos seus leitos ocupados, tendo em vista que a reserva dos outros 30% que a Clínica disponibiliza já é programada, pois é para pacientes provenientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A comissão formada pelos deputados estaduais João de Deus (PT), Rejane Dias (PT), Evaldo Gomes (PTC) e Firmino Filho (PSDB), visitou as instalações do HGV, em mais uma etapa do cronograma de visitas desses parlamentares aos principais hospitais da rede pública da Capital para discuitir soluções para o problema de superlotação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Os deputados foram recebidos pelo diretor geral, Carlos Iglézias Brandão, o diretor Técnico, Abimael Soares, a diretora administrativa, Cássia Barradas, e Luciane Formiga, coordenadora de enfermagem. A comissão percorreu algumas enfermarias e, em reunião, o grupo recebeu dados e informações sobre o Hospital, como taxa atual de ocupação, redução no número de cirurgias, dentre outros.

Por Fátima Oliveira