Representantes do comitê da Secretaria Estadual de Saúde de enfrentamento às drogas vão participar da capacitação para redução de danos, promovido pela Câmara de Enfretamento ao Crack e outras drogas. A capacitação acontece no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) durante toda a terça-feira (05) e segue até a quarta (06).

O comitê da Sesapi é formado por oito pessoas. George Cavalcante, Rosário Gomes e Fabiana Vilarinho participaram das atividades no período da manhã, além da gerente de saúde mental da Secretaria, Leda Trindade. As atividades incluíam palestras, apresentação e exposição de vídeos com temas ligados a dependência química, epidemiologia e vulnerabilidade.

Além da Secretaria Estadual de Saúde, outros órgãos e instituições governamentais participam da capacitação, que tem como objetivo propiciar a integração dos participantes e estabelecer contato para trabalho. George explica que essa prática de redução de danos já é uma política ativa dentro da Sesapi. “A redução de danos é uma das principais ações que o comitê de Saúde desenvolve dentro da Secretaria. Por isso, levamos a pauta para a Câmara, que trouxe a discussão para um grupo maior levando também aos municípios”, comenta.

O evento é voltado para 400 pessoas, divididas em dois grupos de 200. O primeiro grupo participa dessa primeira etapa que acontece nesses dias 05 e 06 de julho, e o segundo grupo participará nos dias 07 e 08, todas sediadas na APPM.

Além dos órgãos governamentais e municípios, a sociedade civil organizada também participa da capacitação. As palestras e esclarecimentos de dúvidas são facilitadas por membros da Política Nacional de Combate às Drogas.